Porto Velho
BALANÇO SEMA: Prefeito Hildon Chaves apresenta resultados das principais ações voltadas ao Meio Ambiente
Compartilhe:
Reformas em parques, construção de ecoparques e praças, plantio e distribuição de mudas estão entre os trabalhos realizados em 2019
O prefeito Hildon Chaves vem apresentando nesse final de ano, diariamente, balanço das ações de cada secretaria, realizadas no decorrer de 2019. “Uma forma de prestar conta a população sobre as ações da prefeitura”, ressaltou. Desta vez destaca trabalhos voltados ao Meio Ambiente, através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente. “Nossa secretaria trabalhou em várias frentes em 2019. Atuando em praças, parques, extração de árvores, fiscalizações, reformas e muitas outras ações para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Hildon Chaves.
Entre as melhorias, o local recebeu portão e guarita nova, outra camada de brita na pista de caminhada, academia ao ar livre, novo playground, iluminação, além da Casa do Seringueiro, Defumador, reparos no meio-fio e serviços de limpeza e manutenção. Por último, ganhou um letreiro doado pelo médico Ítalo Cavalcante da Silva, filho do também médico José Adelino da Silva, cujo nome foi dado ao Parque.
Com área de 50 hectares, o Parque Dr. José Adelino, mais conhecido como Parque Circuito ou Parque das Seringueiras, na avenida Lauro Sodré, bairro Nacional, atrai principalmente os adeptos de atividades físicas.
No Parque Natural, também conhecido como Parque Ecológico, a Sema fez a reforma e manutenção das trilhas de chão no interior da floresta, reforma das trilhas de madeira, instalou placas solares (economia de energia pode chegar a 80%), disponibilizou sinal de internet para os visitantes, trocou a grama sintética do playground, construiu calçadas, instalou câmeras de monitoramento, implantou fraldário, sala para os guias turísticos, além da pintura de meio-fio e calçadas, entre outras melhorias.
Com uma área de 400 hectares, o Parque Natural foi criado com o objetivo básico de “garantir amostra significativa da fauna e da flora e assegurar a população os meios necessários de desenvolvimento integrado a educação ambiental, pesquisa científica, ao turismo ecológico e ao lazer”
Por determinação do prefeito Hildon Chaves, um terreno abandonado há muitos anos na rua Raimundo Cantuária com Cascavel, está sendo transformado em uma linda praça. A obra está em andamento e deve ser concluída em breve. Ali, haverá campo de futebol, quadra esportiva, academia de ginástica ao ar livre e playground, entre outros equipamentos destinados ao lazer e atividades esportivas da comunidade.
A Prefeitura por meio da Sema também implementou melhorias no Skate Parque, outro que estava abandonado havia muitos anos, tomado por lixo, entulhos e matagais. A pista de caminhada, por exemplo, que era coberta por brita, foi asfaltada e alargada, o bueiro instalado no córrego que passa no meio do parque foi trocado. O local ainda ganhou iluminação nova, reforma da quadra esportiva, plantio de várias mudas e a manutenção constante, entre outras ações que deixaram o equipamento mais agradável e útil aos frequentadores.
O projeto ainda está em construção, mas vai mudar a realidade de uma parte da região central da cidade, deixando-a muito mais bonita. Ele está sendo construído às margens de um canal, na rua Jaci-Paraná, entre Campos Sales e Presidente Dutra. Abandonado pelas gestões anteriores, o local, uma área de preservação permanente, servia apenas como lixeira a céu aberto.
Com o projeto do Ecoparque idealizado na gestão Hildon Chaves, haverá pista de caminhada, área de convivência, campo de futebol, quadra de esporte e academia ao ar livre, entre outros itens para estimular a preservação ambiental, o lazer e o esporte.
Com o esforço de toda equipe da Sema e de outras secretarias, a Prefeitura vem mudando radicalmente o visual da entrada da cidade. As marginais da BR-364, antes tomadas por matagais, lama, lixo e buracos, o que caracterizava uma verdadeira situação de abandono, agora recebem plantio de gramas e mais parecem um imenso tapete verde.
Além das marginais e dos elevados, a Prefeitura realiza plantio da grama esmeralda em diversos pontos da cidade, que além do embelezamento, ela regula a temperatura e evita a erosão.
Somente em 2019, cerca de 60 mil mudas foram produzidas no Viveiro Municipal, sendo que desse total, 45 mil foram doadas para plantios nas zonas urbana e rural, inclusive para recuperação de áreas degradadas e de proteção permanente, além das que foram plantadas pelas equipes da Sema em praças, ruas, escolas e parques.
O Viveiro Municipal de Porto velho fica dentro do Parque Natural Municipal Olavo Pires e tem a capacidade de produzir aproximadamente 150.000 mudas. O germinador tem a estimativa de produção de 300 mil mudas com espécies variadas.
A Sema ainda elaborou diversos projetos, realizou fiscalizações, acompanhamentos e participou de vários eventos sempre voltados para a defesa do meio ambiente.
Comdecom